本文是一篇葡萄牙小语种论文,这篇论文强调了标准制定的重要性。我们参考了欧洲通用参考框架作为当今更具权威性的标准,然而,我们仍然需要在具体标准中细化全球范围,以便学生和教师对教与学的目标有一个清晰的概念。这种级别分类形成了研究脚本,并为手册的详细编制指明了方向。
Capítulo 1 Duas Salas de Aula do Ensino: Sala de Aula Offline e Sala de Aula Online
1.1. Sala de Aula Offline
Quando se menciona da sala de aula offline, a impressão comum que nos ocorre seria descrita como a foto abaixo. Podemos observar que as crianças se sentam em fila, olhando para a frente com mãos cruzadas em cima da mesa, numa postura inerte. O professor fica no extremo esquerdo da sala de aula. Não está a ensinar. Os alunos têm uns capacetes de metal, ligados por uns cabos elétricos.
“…pela imagem, é a de extrair a informação dos manuais e introduzi-la diretamente nos cérebros dos jovens, através da transmissão da energia elétrica. Foi assim que os ilustradores franceses Jean Marc Cotê e Villemard imaginaram e retrataram a escola do ano 2000, num postal que era parte de uma série produzida para a Exposição Universal de Paris, em 1900.” (Fernandes, 2013:3)
Aula offline é um termo recém-nascido acompanhado pelo termo online. A aula offline tem o outro nome que conhecemos melhor, aula física ou aula tradicional. Desde o jardim infantil, os meninos começam a estar acostumados a assistir às aulas tradicionais com presença de professor e outros colegas na mesma sala de aula de manhã a tarde.
1.2. Sala de Aula Online
Destaca-se a definição da sala de aula online pelos meios de transmitir as informações e conhecimentos. Graças à emergência de cibercultura e avanços de tecnologia informática, hoje em dia não há mais barreiras espacial e temporal para aceder recursos que se precisem. A educação na modalidade ‘à distância’, tradicionalmente baseada nos meios de massa (imprensa, rádio e TV), é cada vez mais online. (Marco, 2008)
Podemos traçar os vestígios de aula online a partir da emergência dos sites de vídeos como Youtube, que é o berço para quem se apaixone à divulgação dos conhecimentos. O lançamento do módulo “Canal” cria um palco para eles poderem compartilhar e transmitir informações e conhecimentos com outros.
Um jovem índio-americano, chamando Khan, aproveitou a oportunidade e passou a ser conhecido pela produção de mais de 2000 aulas. O modelo na inicial foi simplesmente mostrado no seguinte.
Através da página acima mostrada do canal, descobrimos os módulos básicos tais como Vídeos, onde se prestam inúmeros vídeos classificados segundo disciplinas diferentes, e Comunidade, onde se realiza a interação entre a equipa operacional do canal e os alunos.
Capítulo 2 Aula Online – Ensino de PLE à distância
2.1. Situação Atual do Ensino de PLE
Primeiramente, trataremos brevemente a situação atual do ensino-aprendizagem de PLE na China continental, o qual, como acima mencionado, se concentra em universidades ou instituições. O número das instituições com o curso do português chegou a 38 em 2017. Segundo a Tabela 4 mostrada abaixo, o número de estudantes admitidos pelas instituições tem crescido significativamente nos últimos dezasseis anos. Mesmo que o crescimento em números de estudantes seja certamente a tendência futura, em comparação com outras línguas românticas, o português ainda é considerado como uma língua não-comum.
Além do crescimento na demanda do curso de português, o ensino de PLE, sobretudo no ensino superior, está a encarar uma situação polémica, que a maioria dos recursos educacionais de língua portuguesa se concentra no norte da China, como se mostra na Tabela 5, em que se observa muito bem o desequilíbrio da distribuição dos recursos educacionais, enquanto o ensino online conseguir quebrar esse desequilíbrio e dar oportunidade da aprendizagem a qualquer pessoa que queira aprender a língua.
Hoje em dia, o ensino de PLE à distância ainda está numa etapa inicial. A situação que estamos a enfrentar é semelhante à situação do ensino de inglês na década de 90 do século passado. As dificuldades maiores são a ignorância da sociedade perante a língua, a carência dos professores de português e a falta de manuais adequados para aprendentes-alvo.
2.2. Plataformas Online
Destacam-se dois modelos de plataforma hoje em dia com focos diferentes, a plataforma de terceiro e a plataforma de cadeia toda. Estes dois modelos, por natureza, representam respetivamente dois modelos comercias diferentes.
2.2.1. Plataforma de Terceiro: Mercado Livre
A plataforma de terceiro focaliza a sua cooperação com professores individuais ou equipas de produção, sendo os exemplos mais típicos MOOC, Campus Virtual de 163, etc. Tomemos MOOC como um exemplo, que parece um mercado livre, onde se instalam os “quiosques” com as marcas das universidades conhecidas com autorização do lançamento dos cursos online. No processo do ensino-aprendizagem do curso online, a plataforma de terceiro não se responsabiliza pelo ensino do docente nem pela aprendizagem dos alunos, mas, de facto, desempenha o papel como coordenador que liga as universidades ou as escolas e os aprendentes-alvo. A sinergia entre a escola, a plataforma e os aprendentes é o elemento mais importante para alcançar o efeito educativo ideal. A plataforma de terceira constitui o fornecedor do serviço e arrumador dos recursos educacionais distintos.
Podemos observar as características desse modelo com as páginas da Internet.
a. Página principal
Em geral, no aspeto de design, todas as informações são bem organizadas, mostradas de forma direita e simples. Há diversidades de cursos alistados na coluna esquerda. No módulo à direita, é o estado de login de usuário. Os logos das universidades, que ficam abaixo da área central dos cursos escolhidos, certamente acrescentam credibilidade à plataforma. As outras plataformas do mesmo género compartilham a composição semelhante de módulos com MOOC como se descreve na Figura 4.
Capítulo 3 Processo Didático para o Ensino Online de PLE ................... 28
3.1. Estabelecimento do Padrão ............................. 29
3.2. Adoção da Aula Invertida ........................................... 33
Capítulo 4 Materiais Didáticos Exemplares ....................... 55
4.1. Aula de Fonética (Nível Iniciação) ................................ 55
4.2. Aula de Gramática (A1) ......................................... 59
Conclusão ..................................... 68
Capítulo 4 Materiais Didáticos Exemplares
4.1. Aula de Fonética (Nível Iniciação)
O processo do curso “Aula da Fonética para Nível Iniciação” é composto por:
Objetivo Geral do Curso:
Pronúncia e reconhecimento fonológico.
Temas relevantes: saudações, cumprimentos e apresentações em contextos formais e informais. Compreender e expressar-se por meio de expressões cotidianas e simples que visem satisfazer necessidades concretas nos contextos de: apresentação pessoal, obter dados de contato e comunicação, locomoção nas cidades, comprar alimentos, atender a ocasiões sociais participando de forma básica. Fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais e cotidianos.
Conclusão
O desenvolvimento da tecnologia avança rapidamente, influenciando a nossa vida em vários aspetos. A inovação técnica inicou a reforma do conceito. Na educação, a emergência do ensino online facilita o ensino-aprendizagem devido {a sua flexibilidade e abundância de recursos derivados. No entanto, a inovação no modelo traz transformações no conceito. A aula offline está a perder a sua vitalidade dado que estamos numa era de personalização. O ensino pelo professor com estilo tradicional focaliza a divulgação unificada para todos os alunos poderem receber igualmente informações e conhecimentos. Aliás, a Internet mostra-nos um mundo colorido com uma diversidade de personalidades, pensamentos e filosofias de vida. Falamos durante tantos anos sobre as abordagens e metodologias no processo do ensino-aprendizagem, mas raramente voltamos a buscar a natureza da educação. Além da transmissão de informações e conhecimentos, o foco da educação é a cultivação e o desenvolvimento do ser humano.
A proposta de Aula Invertida é uma solução para implementar os conceitos em prática. Adapta-se a Aula Invertida na aula online pelas razões tais como: a. mesmo que o ensino online possibilite a comunicação à distância, é mais difícil realizar o contacto dinâmico e vívido; b. influencia-se pela corrente de aprendizagem ativa. O processo do ensino-aprendizagem centrado no aluno é indubitavelmente a tendência.
O casamento do ensino online com o modelo de Aula Invertida abre um novo espaço na área da educação, enquanto cria novos desafios para nós. Mesmo que haja muitas plataformas online que se dedicam ao ensino online, a qualidade e a credibilidade do curso ainda necessitam da nossa atenção e melhoramento. Propomos um processo didático completo para garantir a produção qualificada e aplicação efetiva.
reference(omitted)